Instituição

A Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi teve a sua origem no início da década de setenta, embora só tenha sido legalmente constituída em associação a 28 de Julho de 1977 e conta à data com cerca de 400 associados.

A essência da associação sempre esteve muito ligada à vertente desportiva, pois foi fruto da evolução natural de um grupo de jovens com o nome de “Os Corsários”, que destinava o seu tempo principalmente ao desporto, através da participação em torneios de futebol de ocasião mas também ao atletismo, modalidade esta que chegou a ter um peso considerável na estrutura.

Atualmente, a associação dedica-se, em termos desportivos, quase exclusivamente ao futebol federado, modalidade que acompanha a associação desde a sua criação em 1977. A Instituição apoia, através da criação da escola de futebol, mais de 120 atletas desde a formação de Petizes até ao escalão de séniores.

A Associação viu, após 30 anos a desenvolver atividades de âmbito Desportivo, Recreativo e Cultural, acrescentar à sua denominação a promoção social tendo iniciado em 2003 a prestação de serviços na Vertente Social. Atualmente, a Instituição, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social em 2006, através da celebração de vários protocolos com as autarquias locais, desenvolve o serviço de Atividades de Animação e de Apoio á Família a Crianças do Jardim-de-infância de Moita do Boi e Castelhanas e Atividades de Enriquecimento Curricular aos alunos da EB1 de Moita do Boi, alguns dos quais frequentam a resposta social de Centro de Atividades de Tempos Livres, para a qual foram celebrados acordos de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria em Maio de 2008. Mais recentemente foi inaugurada a resposta social de Creche e celebrado acordo de cooperação para o seu funcionamento em dezembro 2011.

São desenvolvidas, na área social, inúmeras atividades com as crianças que frequentam a Instituição, ao longo do ano nomeadamente Festas de Natal, Carnaval, Campo de férias, participação nas Marchas de Santo António, entre outras…

A Instituição está integrada, há mais de 10 anos, no Programa Eco-Escolas, promovendo atividades e dinamizando vários Projetos, sendo detentora desde o ano letivo 2007/2008 da Bandeira Verde, símbolo das iniciativas, preocupações e intervenções na área da preservação ambiental. A Associação tem sido regularmente galardoada com o certificado de qualidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com a menção de excelente e no âmbito dos concursos “Mensagens de Sensibilização Ambiental”, realizada no âmbito da candidatura da praia do Osso da Baleia ao galardão Bandeira Azul, promovidos pela Câmara Municipal de Pombal tem vindo a ganhar vários prémios.